BLOG

O Alumínio já valeu mais que ouro


  29/03/2017 - 17:35:09


 

Atualmente, o alumínio é um dos materiais mais utilizados pelo homem devido às suas inúmeras qualidades. Porem nem sempre foi assim. Apesar de existir em abundância na natureza, não pode ser encontrado em sua forma metálica em nenhum canto do planeta. Ou seja, o alumínio aparece principalmente como parte de um composto químico, como o alúmen de potássio, por exemplo.

O alumínio como conhecemos hoje foi originalmente criado em laboratório por Hans Christian Oersted ao aquecer o cloreto de alumínio com amálgama de potássio em 1825. Porém, somente em 1854 que o químico francês Henri Sainte-Claire Deville desenvolveu uma maneira de produzir o metal em larga escala com o uso de sódio. Pela primeira vez na História, esse método permitiu a produção de quilos do metal de uma única vez.

Mesmo sendo muito mais abundante do que o ouro, o alumínio era mais difícil de ser obtido, o que o tornava um dos metais mais caros e nobres da época.

Mas esse panorama começou a mudar em 1886, quando descobriu-se que era possível obter grandes quantidades de alumínio através da eletrólise. Em termos de comparação, vale pensar que em 1852 (ou seja, antes do surgimento do processo de fabricação com eletrólise), o quilo do metal era vendido por 1,2 mil dólares. Já no início do século 20, a mesma quantidade não chegava a custar um dólar.

 

Visto aqui.