BLOG

VOCÊ SABE OQUE SIGNIFICA A SIGLA CNC?


  25/06/2021 - 16:59:00


A sigla CNC significa: Comando numérico computadorizado, controle numérico computadorizado ou controlo numérico computorizado (sigla CNC, do inglês Computer Numeric Control) é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem/corte. Ele permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G).

A Aluminato ao longo dos anos investiu e vem investindo em seus processos internos de projetos/produção, em busca dos principais benefícios que o CNC trás, seguem alguns:

  • Qualidade, flexibilidade e precisão;
  • Aumento de produtividade das máquinas;
  • Diminuição do tempo total de produção;
  • Realização de um maior número de operações que os sistemas convencionais, basta trocar de programa para que a máquina fabrique outro produto.

Com o sistema de CNC conseguimos fazer milhares de usinagens e cortes com o mesmo padrão (corte/furo), com uma precisão enorme, trazendo assim tranquilidade a seus clientes, e também uma forma de atingir a qualidade nesses processos. Hoje contamos com 05 CNC’s (02 centros de corte, 02 centros de usinagem de perfil e 01 centro de usinagem de ancoragens).

 

Em resumo, a introdução do CNC na indústria mudou radicalmente os processos industriais, perfis de alta complexidade são facilmente usinados. Estruturas em 3 dimensões tornam-se relativamente fáceis de produzir e o número de passos no processo com intervenção de operadores é drasticamente reduzido. O CNC reduziu também o número de erros humanos (o que aumenta a qualidade dos produtos diminuindo retrabalho e desperdício), agilizou as linhas de montagens e tornou-as mais flexíveis, pois a mesma linha de montagens pode agora ser adaptada para produzir outro produto num tempo muito mais curto se comparados os processos tradicionais de produção.