BLOG

UTILIZAÇÃO DO ALUMÍNIO EM PERGOLADOS (COBERTURAS)


  22/04/2021 - 12:24:33


 

A aplicação do alumínio na construção civil, vem de décadas para fechamento das aberturas (esquadrias) das construções e acabamentos. Já o uso para estruturas é algo mais recente, onde engenheiros e arquitetos vêm se rendendo às inúmeras vantagens do material frente aos demais e passaram a escolhê-lo na composição de obras estruturais como casas e construções verticais (lazer).

Estamos falando sobre as coberturas/pergolados, é um tipo de estrutura mais leve, útil e charmosa que é usado principalmente em áreas ao ar livre de residências e condomínios, essa estrutura é utilizada para proteger o ambiente da chuva, sol, vento, frio dentre outros, dando essas utilidades, fica claro que o material deve ser resistente e ter qualidade.

VANTAGENS

Durabilidade, resistência e leveza são características dos perfis de alumínio usados para a estruturação do pergolado, essas estruturas proporcionam diversos benefícios, como: agilidade na execução da obra, facilidade de transporte das estruturas, processos de corte e usinagens mais simples, dentre outros.

Em relação ao tratamento (pintura do alumínio) temos uma vasta opção para que o arquiteto/cliente possa ver qual a melhor cor para a obra em questão. O material é muito elegante e requintado, sendo ideal em áreas modernas, contemporâneas e inovadoras. Seu uso é muito versátil e se adequa às mais diversas texturas e acabamentos de pisos e paredes.

A estrutura de alumínio também suporta intempéries e maresia como nenhum outro material. Sua proteção contra corrosão é tão grande e eficiente que esse elemento apresenta elevada vida útil além de baixíssima necessidade de manutenção.

Ao contrário da madeira, por exemplo, que exige tratamento especial contra a ação de insetos como cupins e impermeabilização a fim de resistir ao tempo e o clima, os perfis de alumínio já têm proteção de fábrica por conta da anodização ou pintura eletrostática, suportando intempéries por mais de 10 ou 20 anos, a madeira exige lixamento da superfície e aplicação de tinta ou verniz a cada 2 anos. Outra importante vantagem do alumínio é que ele é totalmente reciclável e muito fácil de desmontar, ao contrário da madeira.

As composições mais populares são o pergolado em alumínio e vidro, onde a estrutura segue com o tratamento imitando a madeira ou na tradicional cor branca e com vidros laminados temperados, esses vidros ainda podem ser ajustados para controle solar (luminosidade e temperatura).