BLOG

DIFERENÇA ENTRE COMPONENTES E ACESSÓRIOS NAS ESQUADRIAS


  22/03/2021 - 20:39:11


Os componentes são itens essenciais para que o sistema de abertura (janelas de correr, janelas maxim-ar, tombar, etc) funcione, e os acessórios são peças que agregam a esquadria um algo a mais. Os componentes são elementos fundamentais/obrigatórios para o bom desempenho do sistema da esquadria. A baixo listamos 2 tipos de aberturas e seus respectivos componentes:

Janela maxim-ar: São considerados componentes os braços, fecho punho, gaxetas e parafusos em geral, podemos utilizar acessórios para fazer um upgrade nesta esquadria em questão, motor atuador para automatização da janela, limitadores de abertura, dentre outras possibilidades.

Janela de correr: Nesse tipo de abertura os componentes podemos citar as roldanas, fechos, guias, dreno, batedeira, gaxetas e parafusos de montagem/fixação em geral, e poderíamos estar fazendo um upgrade através de acessórios como: Fecho cremona, fecho multiponto, puxadores e afins.

Os componentes de um caixilho devem contribuir para o bom desempenho do conjunto, notadamente no que se refere à estanqueidade de ar/água, isolamento termo acústico, ventilação e estabilidade estrutural. O dimensionamento dos componentes deverá obedecer às necessidades da esquadria.

 

O conjunto de componentes representa uma faixa importante e imprescindível no custo da esquadria acabada sendo o maior responsável pelo bom funcionamento das esquadrias.